quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Ayn Rand, 1929


Ayn Rand se casou em 1929 e presenciou o Crash e a grande depressão que engoliu o país. Colocou na boca do sósia de Rodolfo Alfonso Raffaello Pierre Filibert Guglielmi di Valentina d'Antonguella, o seu herói Francisco Domingo Carlos Andres Sebastian d'Anconia, o discurso sobre o dinheiro. Até há pouco, ninguém explicou melhor o Crash e a Depressão que os coletivistas asseveram ter ocorrido por falta de coletivismo e/ou mudança na sobretaxa de importação do açúcar. 

Só Ayn Rand e Aldous Huxley escreveram sobre os eventos, e em peças teatrais--A noite de 16 de janeiro--data na qual a Lei Seca constitucional vigorou em 1920, e "Now More than Ever" em que Huxley defende magnata especulador Clarence Hatry como Ayn defendeu Ivar Kreuger, o "Rei dos Phósforos" da Swedish Match, possibilitadora do aquecimento nada global da época. Ambos foram acuados como bode expiatório e portador da culpa pelo crash. 

Mas a lei baixada a cassetete em 16 de janeiro de 1920 evoluiu. Em 1927 ganhou como co-adjuvante o IR que entrara na Constituição logo antes da 18ª Emenda. Quem mexesse com cerveja ou cachaça teria que enfrentar o Tesouro e o Bureau da Receita federal, graças à jovem procuradora federal Mabel Willebrandt. Logo antes da posse da "Grande Esperança" dos abstemiosos, Herbert Hoover, a Lei de Jones alterou a lei seca, impondo 5 anos de trabalho forçado e multa no valor de 14 kg de ouro. Com essas mudanças, tudo mudou de figura, fato que Willebrandt explicou em seriado sindicalizado em 20 jornais, dando início à queda da bolsa no começo de setembro de 1929. O volume de dinheiro envolvido naquele mercado negro era bem maior que o orçamento do governo federal da época.

Meu livroA Lei Seca e O Crash, em formato celular = Kindle no Amazon, acompanha tintim por tintim os eventos relevantes da época, dando uma explicação lógica, jurídica e financeira do mecanismo do colapso. Esse mecanismo é fácil de entender e bate com os fatos da realidade. É a primeira abordagem objetivista ou libertária do pano de fundo de A Revolta de Atlas/Quem É John Galt. Só não entende quem não quer saber. --Libertariantranslator.com e Amigra.us

Blog americano: libertariantranslator.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário