quinta-feira, 14 de agosto de 2025

1931 foi reprise da Crise alemã de 1923

 

A abóbora 3º partido à esquerda representou a possível candidatura do proibicionista Henry Ford, que odiava judeus!  

O colapso econômico alemão de 1923, apelidado “A Grande Desordem” por acadêmicos dispostos a ignorar as consequências econômicas das leis suntuárias como Crimidéia orwelliana. O artigo lincado, aparentemente sincero, segue o padrão, mas apresenta dados econômicos com tamanha precisão e clareza que basta acrescentar os fatos omitidos para tornar óbvio que as leis de proibição suntuária destruíram as economias alemã e americana mais de uma vez.(link) E sim. uso o DeepL.com alemão para agilizar essas versões.

Esse artigo de autoria Collet-Fohlin vem de Genebra, sede do mausoléu da Liga das Nações. O seu primeiro gráfico na página 4, “Início da década de 20: o caminho para a hiperinflação”, não mostra nenhum evento financeiro/monetário. Cá estão alguns eventos omitidos que, em outros gráficos, revelam um forte impacto no comércio e na produção da Alemanha.

Entre 2 e 5 de maio de 1921, entre a espada da conta de 13 bilhões de marcos em reparações e a parede do ultimato de Londres, veio o Relatório do Comitê Consultivo sobre o Tráfico de Ópio (com seus 4 anexos). Este foi lavrado para apresentação à Assembleia da Liga das Nações. Nele, a moção do delegado chinês Koo, para que a produção de ópio fosse analisada para possível limitação, foi aprovada. Isso ameaçou diretamente 4% de toda a receita indiana obtida com o monopólio governamental do ópio, juntamente com a crença conveniente de que engolir ópio e todo o seu conteúdo de morfina não causaria dependência, ao contrário de fumá-lo, que deixava morfina nas cinzas. A realidade já fazia caretas ostentando fatos desagradáveis.

O artigo 6º da Convenção de Haia exigia a supressão gradual e eficaz da produção, do comércio e uso de ópio preparado--só que abrindo exceção explorada por 7 dos 10 membros do comitê. NENHUM dos importantes países produtores de cocaína se dignou a responder aos pedidos da Liga para obter informações sobre esse estimulante semelhante ao café. Aliás, nenhuma das nações produtoras de coca aderiu livremente à convenção de Haia assim alterada. Muitos foram obrigados a assinar pelas exigências de rendição do Artigo 23 do Tratado de Versalhes. Este comitê consultivo não possuia poderes para obrigar os governos a promulgar leis proibicionistas, mas suas recomendações foram diretamente para a próxima reunião da Assembleia Geral da Liga em Genebra, marcada para 5 de setembro de 1921. Seu efeito, somado ao das proibições britânicas, pode ser avaliado pela repentina reversão dos preços das ações da Bolsa de Berlim, que passaram de aumentando para caindo no gráfico de preço médio das ações no gráfico de Colet & Fohn:



Um cantinho do gráfico que mostra os preços dos títulos nas bolsas de valores alemãs apresenta um soluço informativo... Essa reversão de sinal do último trimestre, em setembro de 1921, resultante das pressões proibicionistas da Liga, é ofuscada a seguir pela inflação exponencial da moeda alemã, mais à direita desse pedaço de gráfico. Veja só: 

01SET1921: A Grã-Bretanha reativou suas regulamentações de guerra na Lei sobre Drogas Perigosas (10& 11 Geo. 5. c. 46), lei esa que acrescentou penalidades para barbitúricos (que competiam com o ópio) e cocaína asiática (contrabandeada para a Índia e paga em libras esterlinas). Essa lei suntuária e bélica visava impedir a evasão de divisas pelos cultivadores do ópio da metrópole inglesa que sofriam de prisão de ventre. 

05SET1921: A Assembleia da Liga das Nações reuniu-se em 5 de setembro. Como de costume, o controle de armas foi o tema principal dos comunicados à imprensa, enquanto medidas proibicionistas suntuárias "antidrogas" recomendadas pelo comitê foram formuladas nos bastidores com menos publicidade.(link)

08SET1921: Regulamentações brasileiras estabeleceram controles sobre a entrada de “substâncias tóxicas”, leia-se não cigarros ou uísque e sim opiáceos e cocaína, no porto franco do Rio de Janeiro.(link)

As oscilações bruscas nos “preços” dos títulos, distorcidas pela desvalorização da moeda inflacionada, tornam as evoluções subsequentes neste gráfico menos nítidas. É fato que as forças militares que invadiram o vale do Ruhr, na Alemanha, para se apoderar das instalações de produção de carvão tiveram enorme impacto--mas esses eventos ocorreram em 1922, bem depois do nítido ponto de inflexão nos preços das ações visível no gráfico para setembro de 1921. Esse mesmo tipo de instabilidade se manifesta repetidamente em 1927, 1929, 1930, outrossim no aproximar crucial da Convenção de Limitação que a Alemanha (e o Japão) foram manipulados para endossar em 13 de julho de 1931. 

Referências: O TRÁFICO DE ÓPIO E OUTRAS DROGAS PERIGOSAS — RELATÓRIO DO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PARA O ANO ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 1938. Isso me custou US$ 30 décadas atrás, mas contém grande quantidade de gráficos e tabelas que mostram o que aconteceu DEPOIS que as grandes potências manipularam a Alemanha e o Japão a assinar cobranças cada vez mais ríspidas, exageradas e em crescente expansão impostas pela América proibicionista e pelos escombros da China proibicionista — dividida no meio de mais uma guerra civil. Não é um quadro bonito. À Liga das Nações, que impõe restrições aos dados que compartilha, eu garanto assim como Francisco D'Anconia garantiu que não tive lucro e sim tive prejuízo ao produzir esses boletins informativos. Boa parte dos fatos que apresento foi divulgada pela referência acima. Soutos viéram da Eisenlohr, do Taylor, Walker e do Estudo Histórico e Técnico da Liga das Nações de 1931—além do que li nos jornais. Houve um relaxamento repentino da censura online e hoje pude ler vários documentos que procurei durante décadas sem resultado. 



Instruções em português para preencher o formulário de asilo i589, um dólar no formato Kindle que você lê no celular (link



 Quer saber a causa do Crash de 1929 e da Depressão da década de 1930? Leia.

ALeiSeca0619

Para melhorar o seu inglês, nada como a minha polêmica tradução de O Presidente Negro (O Choque das Raças) de Monteiro Lobato: America's Black President 2228. Na Amazon (link)

Blog americano... www.libertariantranslator.com 


Blog financeiro e jurídico... LIBtranslator 

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário