sábado, 30 de julho de 2022

Policiais assaltantes

 

Contrabandista vira assassino

Palpiteiros metidos a economista "expricam" - sem entender - apenas uma uma das várias crises econômicas e financeiras da lei seca dos EUA, todas elas vergonhosas para os partidos que disputavam o poder e cobravam impostos e obediência. (link) É como se a causalidade entre proibir o comércio e ver desabar a economia fosse crimidéia orwelliana.(link)

A lei seca nacional foi criatura do Partido da Proibição formado em 1869 e reforçada por doações anuais do Rockefeller, Vanderbilt e Morgan a partir de 1880. Durante 11 campanhas presidenciais o fanatismo antietílico obteve em média 1,4% do voto popular, mas bastaram esses votos, alavancados pela acirrada concorrência das mesmas facções que travaram a guerra, para colocar na Constituição uma ditadura mística determinada a proibir não a violência, mas sim a produção, o comércio e o transporte de cerveja, vinho e destilados.(link

Hoje o setor vale 1,65% do PIB (link), que a preços ilegais com 400% de ágio dariam quase 7%. À época o economista Clark Warburton (inventor do termo Gross National Product) calculou que o mercado informal somava 5% do PIB. Nada disso incluía a proibição de cânhamo, dormideira e folhas de coca. Estas cobriam enormes plantações na Índia, Burma, Cochin-China, Slovênia, Croácia, Sérvia, Macedônia, Grécia, Bulgária, Turquia... e ainda Peru, Ecuador, Bolívia, Colômbia, Java, Sumatra e Formosa (hoje Indonésia e Taiwan)--e enchiam os laboratórios da Áustria, Hungria, Alemanha, França Escócia, Suiça. Imagine esmagar de um dia para outro 5% do PIB.

Tão logo o povo se deu conta de que A Teocracia cleptocrata desfechara o golpe atroz que a Grande Guerra antes ocultava, houve gambiarra.  O jornalista H.L. Mencken explicou a reação em O Apogéu da Lei Seca

Tão logo perceberam o que havia ocorrido, aplicaram ao problema o talento nacional de corromper e dali a seis meses estava solucionado. (Rui Castro traduziu melhor esse trecho em O Apogeu da Proibição, link)

Policiais, xerifes, fiscais da alfândega e meganhas da lei seca formaram quadrilhas para lucrar salvando a economia--e conseguiram. Mesmo assim a adesão ao partido comunista aumentou em 300% por um tempinho com a recessão. Aliás, no programa do partido democrata apareceu em 1924 um item reclamando da epidemia de narcodependência à heroína entre a juventude. A Alemanha exportara comunismo desde 1848, e morfina (heroína tb é morfina) desde a mesma época. Derrotada e devendo a todos, a Alemanha exportou os entorpecentes e estimulantes industrializados cujos mercados foram o objeto disputado pelas Guerras dos Bálcãs, que se transformaram na Grande Guerra de 1914-1918. 

A guerra não resultou no controle alemão desse mercado e sim na cobrança de reparações. As drogas vendiam bem no mercado americano onde todas as alternativas (exceto reza e abstinência) também foram proibidas, e a Alemanha dominava esse mercado informal. Ainda multiplicou dinheiro de prelo até atingir hiperinflação pra nenhum político brasileiro botar defeito.(link)


Foi a procuradora federal Mabel Willebrandt que prosseguiu contra os Chefões Policiais no Supremo. Conseguiu o Nihil Obstat constitucional para confisco de papéis, grampos, e ainda reformando sentença inocentando um cachaceiro que recusou a se auto-incriminar fazendo declaração do IR dos lucros ilegais. Essa vitória, em maio de 1927, expôs sociedades estrangeiras--que operavam com estimulantes e entorpecentes--ao IR americano. Imediatamente as bolsas da França e Alemanha começaram a perder valor. Ela também conseguiu obrigar os oficiais e meganhas da lei a dedurar os colegas.(link)

O resultado disso tudo aparece em A Lei Seca e O Crash. Mas o George Waffen Bush tentou alistar os meganhas que transformam vícios em crimes oferecendo-lhes oportunidades para assaltar o povo mediante confiscos proibicionistas sem necessidade de acusar a vítima.(link) Disso resultou confisco de lares e imóveis de outros tipos até que em 2008 o mercado de títulos lastreados em títulos hipotecários desabou por completo. (link) Nunca as "expricações" mencionam os confiscos de bens e de contas bancárias. Isso seria crimidéia.(link)

***

Quer saber a causa do Crash de 1929 e da Depressão da década de 30? Leia.

ALeiSeca0619

Para melhorar o seu inglês, nada como a minha polêmica tradução de Monteiro Lobato: America's Black President 2228. Na Amazon (link)

Blog americano... www.libertariantranslator.com 

Marcadores: , trapaças, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário