sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Marcos nas consequências surpreendentes

 

Oitava lição na séria libertária sobre a economia no mundo real (link)

Parte Um: Custos de Habitação

O ano: 2021

O problema: o aluguel é caro em St. Paul, Minnesota!

A solução: limitar o aumento do aluguel residencial a 3% ao ano, mesmo que haja uma mudança na ocupação.

Parece uma ótima ideia, com a melhor das intenções. O que poderia dar errado?

A usurpação não levou em conta a inflação. E, ao contrário da maioria dos tramas para controle de aluguéis, a nova lei também se aplica a novos prédios de apartamentos, desincentivando a construção de moradias e afins. Resultou que as licenças de construção multifamiliares caíram mais de 80% em St. Paul, enquanto aumentam no resto do estado.

Isso até explica por que São Paulo é o santo padroeiro dos fabricantes de barraquinhos.

Parte Dois: Combustíveis Alternativos no Arizona

O ano: 2000

O problema: impopularidade do combustível alternativo no Arizona.

A solução: créditos fiscais polpudos para veículos novos para incentivar os compradores a adicionar um tanque de combustível alternativo.

O subsídio permitiu que dezenas de milhares comprassem furgões de passeio de luxo com acessórios completos a um desconto de quase 50%, desde que adaptados para adicionar um tanque secundário de combustível alternativo de quatro litros, que provavelmente nunca seria enchido. O plano acabou custando ao Estado centenas de milhões e só aumentou o consumo de gasolina.

Obrigado, mas assim não!

Parte Três: Acesso às Urnas da Geórgia

O ano: 1940

O problema: comunistas.

A solução: impedir que os comunistas apareçam nas urnas.

Parece... bastante inconstitucional, com intenções questionáveis. O que poderia dar errado?

Medidas restritivas das listagens nas urnas foram codificadas em 1943, exigindo assinaturas de 5% dos eleitores de um distrito congressional. Mais tarde, impuseram mais requisitos, incluindo a obrigatoriedade de reconhecimento de firma e a imposição de taxas de qualificação. Já está fazendo mais de 60 anos desde que um candidato de um terceiro partido superou as restrições para aparecer nas urnas para qualquer pleito de deputado federal na Geórgia.

(Logo... a Cleptocracia de uma nota só!)

Escrito e produzido por Meredith e Austin Bragg; narrado por Austin Bragg

***

Leitura que vale a pena: Programa original do Partido Libertário. (link)
A Constituição foi alterada para incluir as Emendas da Reconstrução só depois de uma guerra que matou 600 mil com número maior de aleijados e bens destruídos. Já a Lei Seca que falhou inúmeras vezes em diversos estados, foi injetada na Carga Magna por 1,4% dos eleitores ao longo de 11 pleitos presidenciais. Os mesmos eleitores foram induzidos a transferir do manifesto comunista o IR progressivo, com um ponto percentual adicional na média. Veja bem. 1,5% a 3% do voto tem o mesmo poder legiferante que uma guerra civil que MATOU 2,4% da população. Deu pra entender a força dessa alavancagem? Procure por Postagem mais recente ao pé de cada fascículo. 

Nos fascículos você aprenderá como os libertários - logo na largada - acabaram com o movimento que procurava despersonalizar as mulheres. Só que A Cleptocracia entende tudo isso e bem. Por isso mesmo mandaram infiltradores, provocateurs e cavalos de Troia nos infiltrar e corromper. Agora é hora de voltar ao passado e dar um reboot para reativar o ideário original do Partido Libertário. Repare bem que os anarco-fascistas como o Rafa e Brasil Paralelo nunca falam nesses aspectos democráticos do Happytalismo libertário. Já viu um deles ajudar a implantar um partido libertário aqui?

***

Quer saber a causa do Crash de 1929 e da Depressão da década de 30? Leia.

ALeiSeca0619

Para melhorar o seu inglês, nada como a minha polêmica tradução de Monteiro Lobato: America's Black President 2228. Na Amazon (link)

Blog americano... www.libertariantranslator.com 

Marcadores: , trapaças, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário