sábado, 27 de junho de 2020

O Verdadeiro Partido Libertário, 1973

Leia no original (link)

Anarquistas comunistas infiltrados no Brasil fomentam o entreguismo do desespero para impedir a formação de um partido libertário que compita com os atuais 16 partidos comunistas e 16 partidos fascistas.(link) Isso eles fazem mentindo sobre o que é o partido Libertário e tentando incinerar a influência da Ayn Rand na formação do mesmo. 

Segue abaixo a tradução de um artigo publicado no jornal após o nosso primeiro pleito em eleição. O jornal é de Eugene, Oregon, a 400 km da vila de Eatonville ao sul de Seattle, onde em julho de 1970 se realizou o primeiro comício do Buffalo Party, um partido protolibertário rock 'n roll organizado pela juventude nada anarquista.(link

Libertários procuram sair da obscuridade - LOS ANGELES (AP) - poucas pessoas lembram que o partido Libertário obteve um voto eleitoral* nas eleições presidenciais de 1972, ficando em terceiro lugar na votação do colégio eleitoral, depois dos republicanos e democratas. Mas os Libertários se lembram disso. E por causa das mudanças na política nacional, os libertários esperam emergir da obscuridade.

O partido está organizado em 34 estados e conta com 30.000 a 50.000 eleitores. Seu candidato presidencial em 1972, o professor de filosofia John Hospers, fez discursos por todo o país desde aquela eleição.

"Estamos crescendo o tempo todo", diz Hospers. "Estaremos nas cédulas nas eleições do congresso em vários estados no ano que vem. Temos sócios em todos os estados menos um, e organizações estaduais em 34 estados."

OS LIBERTÁRIOS afirmam que Watergate surgiu devido a uma preocupação doentia com a política. Os libertários se consideram um partido essencialmente anti-político.

"Achamos que Watergate nunca teria acontecido se o governo não tivesse poderes tão exagerados", diz Hospers, que aos 54 anos de idade é presidente do departamento de filosofia da Universidade do Sul da Califórnia.
O partido tem maior expressão nos estados da Califórnia, Washington, Colorado, Texas e Illinois.

Edward E. Clark, presidente do partido na Califórnia, diz que está "extremamente otimista" com as possibilidades de crescimento, sobretudo por causa de três eventos:
  • A pauta presidencial de Hospers e Toni Nathan, de Eugene, Oregon, obteve mais de 1000 votos preenchidos à mão na Califórnia, mais do que qualquer outro partido.
  • O partido obteve um voto eleitoral para Hospers-Nathan, dado por Roger McBride, da Virgínia, o primeiro voto eleitoral já lançado para uma mulher.
  • O escândalo de Watergate. "É uma coisa significativa e muito favorável para nós", diz Clark, advogado da Atlantic Richfield Company.

"Watergate desencantou as pessoas com o Presidente Nixon, com os republicanos e com a política atual em geral. Achamos que isso nos favorece, pois libera as pessoas das suas lealdades tradicionais".

A primeira reunião do partido foi realizada em uma casa em Westminster, Colorado, há dois anos. O partido continua sediado no Colorado e a presidente nacional é Susan Nolan, de Denver. Hospers espera que os delegados na próxima convenção nacional em Houston, no Texas, em junho, mudem a sede do partido do Colorado para outro estado mais populoso.

O mais importante princípio libertário é o individualismo. Os libertários querem que as pessoas sejam livres para fazer e acreditar no que escolherem, desde que não restrinjam os direitos dos outros a fazerem o mesmo. A sua filosofia "objetivista" é baseada em grande parte nas obras da autora Ayn Rand ("A Nascente").**

O PARTIDO FAVORECE a escolha individual em questões como o aborto e é contra a repressão dos chamados "crimes sem vítimas", tais como fumar maconha, jogos de azar e relações sexuais consensuais entre adultos. O partido é contra a relocalização obrigatória dos alunos com ônibus escolares para combate à discriminação, mas a favor dos direitos civis em igualdade. É contra o alistamento forçado, mas a favor do orçamento militar. Seus partidários acreditam que a indústria e empresas privadas poderiam fornecer melhor a maioria dos serviços atualmente encampados pelo governo.

"Queremos reduzir as áreas em que os políticos controlam a vida das pessoas", diz Clark.

Segundo Hospers, duas de cada três pessoas que ingressam no partido são ex-republicanos. A maioria, diz ele, tem uma tendência conservadora. O objetivo do partido é se tornar o terceiro maior partido político do país até 1980, ultrapassando os partidos "Americano" e "Popular".
Se algum dia se tornar um grande poder político, o partido libertário se dedicará à idéia de se tornar o mais desnecessário possível, dizem seus líderes.

** Nos EUA os eleitores presidenciais são os Estados, cada qual com determinado número de votos eleitorais dos quais os cargos são conquistados pela chapa que ganhar ao menos 270 desses votos no colégio eleitoral 
*** Ayn Rand escreveu A Revolta de Atlas (Atlas Shrugged, traduzido como Quem É John Galt em 1987)
Fonte: Eugene Register-Guard 30DEZ1973  pág. 6 ou 12-A


Para melhorar o seu inglês, nada como a minha polêmica tradução de Monteiro Lobato: America's Black President 2228. (link)



Saiba mais sobre as crises econômicas dos EUA--leia: 

Compre este livro na Amazon


Na Amazon:  A Lei Seca e o Crash. Todo brasileiro entende rapidinho o mecanismo desta crise financeira de 1929. Com isso dá para entender as de 1893, 1907, 1987, 2008 e os Flash Crashes de 2010 e 2015.


Blog americano... Libertariantranslator





Nenhum comentário:

Postar um comentário