terça-feira, 28 de julho de 2020

O que seria o Fascismo?

Coroinha inglês da seita do Deus Hitler (link)

A lei de direitos autorais na Austrália permite a consulta de diversos ensaios do George Orwell. Quando jovem, esse autor, conhecido como o "camarada Blair", participou da revolta na Espanha contra el Caudillo de Dios na milícia do Partido Obrero de Unificación Marxista.(link) Aparece nesta compilação a interessante declaração no contexto de mudança de regime de um para outro tipo de governo de economia mista: 


Qual a minoria que seria alvejada--seja dos pacifistas, comunistas, anarquistas, testemunhas de Jeová ou a Legião cristã dos reformadores--que recentemente declarou que Adolf Hitler é Jesus Cristo--é de pouca relevância. 
Original: Which particular minority is singled out—whether Pacifists, Communists, Anarchists, Jehovah's Witness of the Legion of Christian Reformers who recently declared Hitler to be Jesus Christ—is a secondary matter. (link)

Que seria essa Legião Cristã de Reformadores mencionada pelo Orwell?(link) 

Um garoto brasileiro, Castagnari, acha que entende de fascismo mas nunca menciona que fascismo é socialismo cristão sem tirar nem pôr.(link) Outro menino perdido no hipnotismo dos sequazes do Von Mises é o Rafael.(link) A abordagem dos dois à definição de "número ímpar" decerto seria uma discussão da numerologia e de detalhes insignificantes como "13 é um maior do que uma dúzia!" Nunca explicar que ímpar é número que dividido por 2 deixa resto de 1 seria seguir nesse método. Se o Vaticano tivesse objeção à definição de número ímpar, ninguém na América Latina ou metade da Europa saberia somar e diminuir, e nunca se confessaria o motivo pela situação.

Quem pintou esse quadro?
Evitar definir quando a definição é incômoda é o que o próprio George Orwell fez ao confessar que "Arre! não teremos uma [definição do fascismo]--pelo menos não por enquanto. Explicar por que demoraria muito, mas basicamente é pelo fato de ser impossível definir satisfatoriamente o fascismo sem confessar coisas que nem os próprios fascistas, muito menos os conservadores ou socialistas de toda estirpe, se dignariam a confessar." Isso é ou não é o próprio duplipensar?**

Franco era caudilho de quem?

A Legião Cristã cultuava Adolf Hitler como Deus em plena Inglaterra em 1942. Nos EUA existia o Bund alemão-americano que divulgava propaganda nazista. Os conservadores admiram o fascismo italiano, espanhol e alemão por serem religiosos.(link

Várias igrejas na Alemanha têm sinos nacionalsocialistas (link)
Esse misticismo altruísta ainda é a pedra de toque que para eles distingue entre o bem e o mal. Todo fascista odeia os internacionalsocialistas soviéticos por não acreditarem no menino Jesus. O mesmo vale até hoje para os judeus--que ainda por cima são taxados de egoístas!(link) O resto--as leis, os programas, discursos e publicações do socialismo cristiano-fascista--aquilo é de pouca relevância para os adeptos da fé cega.

Duce e papa assinaram tratados para catequizar crianças

As suas predileções econômicas e regulamentares são fingimento, apenas camuflagem para enganar liberais e o Movimento dos Sem-Noção. Agora começa a fazer sentido? Isso depende. O altruísmo--que governa essas coisas--absolutamente exige a auto-decepção segundo Robert Heinlein. O fascista dissimulado de hoje dirá que o quadro de Hitler é fake, que Franco "não era realmente" católico, que os sinos nazistas nas igrejas são Photoshop, que o Credere do Mussolini não aliciava os romanos e por aí vai. 

Duvida? Pergunte pro Rafa lá nas "Ideias Radicais" ou para qualquer um que acredita que mandar meganha armado coagir médicos e mulheres é "liberdade" ou que ser obrigado a subsidiar e votar 16 partidos comunistas e 16 partidos fascistas é "democracia".

Voltando ao Battersby, coroinha inglês do Deus Hitler, esse levou a sério a última frase no programa do partido nazista de 1920

Os dirigentes do Partido se comprometem a esforços constantes para a implementação dos pontos aqui enumerados, para tanto sacrificando, se necessário, a própria vida.(link)
Battersby suicidou, decapitado em martírio ariano se atirando nas pás que movimentavam um vapor no rio Mersey na Inglaterra em 1955. (link)

** duplipensar: Saber e não saber, ter consciência da completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade, crer na impossibilidade da democracia e que o Partido era o guardião da democracia; esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo aplicar o próprio processo ao processo. (1984)


Para melhorar o seu inglês, nada como a minha polêmica tradução de Monteiro Lobato: America's Black President 2228. Na Amazon (link)




Saiba mais sobre as crises econômicas dos EUA--leia para entender o que causou o Crash de 1929: 

Compre este livro na Amazon




Na Amazon:  A Lei Seca e o Crash. Todo brasileiro entende rapidinho o mecanismo desta crise financeira de 1929. Com isso dá para entender as de 1893, 1907, 1987, 2008 e os Flash Crashes de 2010 e 2015.


Blog americano... Libertariantranslator

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário