domingo, 7 de agosto de 2022

Corretor gramatical: Edição Cleptocracia

Novilíngua orwelliana na ponta dos dedos (link)

A turma da Porta dos Fundos finalmente tem concorrente estrangeiro. A imagem manga do atual mentiródromo sobre o que seria uma recessão. O banco central diz que é queda do PIB durante dois trimestres seguidos. O problema nisso é a clareza, que em nada ajuda a reeleger bandido, pastor ou bandido pastor que quebrou a economia com proibicionismo violento e confiscos que despertam a inveja de qualquer ditadura comunista--como ocorreu em 1929 a 1933 nos EUA. 

Hoje os Americanos estão descobrindo que o proibicionismo fanático chinês de 1837 levou a crises, guerra e colapso. Bastava proibir a importação do ópio indiano que os ingleses traficavam, mas permitir ao cidadão que criasse umas dormideiras no quintal. Mas não. Deceparam dezenas de milhares, despertando uma revolta interna pra jacobino francês invejar. Depois de perderem duas dessas guerras e mais a Revolta dos Caratecas em 1900, o país se transformou numa favela cujo governo foi, é claro, decapitado em 1911.

Só que antes disso, em 1903, boicotaram os produtos que os americanos exportavam--todos eles--o que provocou a "crise silenciosa" que em três anos levou os americanos a adotarem leis proibicionistas de drogas... e alimentos também, para disfarçar. A lei vigorou em 1907, ano em que o governo também insistiu em adicionar veneno ao álcool que não pagava um imposto salgado. Mas esse governo humano e cristão não usou ácido prússico, mas sim, metanol. Esse adulterante apenas cega o bebedor moderado; só alguns morrem. Enfim, houve colapso do comércio e recessão duradoura que só foi superada em 1929. 

Em 1929 o tráfico de bebida e drogas era tocado por quadrilhas de políticos e policiais. Quando o Hoover se valeu do IR para cobrar cumprimento da lei seca, a lei já fora enrijecida para que quem tivesse com cerveja em cima pudesse passar cinco anos acorrentado na prisão--além de pagar multa em ouro que atualmente equivaleria a 146 mil reais.  

Em vez de maneirar a cobrança, o presidente Hoover usou da violência chinesa para esmagar o equivalente a 5% do PIB, aumentando sem querer a rentabilidade da heroína alemã que substituía a bebida no mercado negro. Isso ajudou a financiar as campanhas do candidato Adolf Hitler. Bastou bater numa quadrilha em Highlands New Jersey em 17 de outubro de 1929 para desestabilizar a economia e sistema bancário do país. A quadrilha, vale observar, era financiada por bancos, inclusive o Bank of America.

Os republicanos inventaram uma teoria de CICLOS ECONÔMICOS para despistar qualquer suspeita de que as suas leis violentas que proíbem a produção e o comércio teriam algo a ver com as crises de 1837, 1840, 1903, 1907, 1929, 1933, 1970, 1987 (que desembocou na hiperinflação brasileira de 1992), e de 2008. Os eleitores experimentaram apostar em um só republicano desde então e deu miércoles.

***

Bons livros: A Guerra do Fim do Mundo de Mario Vargas Llosa. Traduzido do espanhol por Wacht e Roitman, o romance histórico reconta a Guerra de Canudos em português de gente viva que não se diverte com o vetusto tira-pó de Euclides da Cunha. (link)

***

Quer saber a causa do Crash de 1929 e da Depressão da década de 30? Leia.

ALeiSeca0619

Para melhorar o seu inglês, nada como a minha polêmica tradução de Monteiro Lobato: America's Black President 2228. Na Amazon (link)

Blog americano... www.libertariantranslator.com 

Marcadores: , trapaças, 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário