sábado, 12 de julho de 2025

EUA exportaram repressão para a Alemanha

 

Em 1931 os EUA e a Alemanha sondavam partidos alternativos para afastar as crises e recessões provocadas pelo proibicionismo. 
Os jornais faziam de tudo para ignorar o Partido Liberal qe prometia revogar essas leis, chamando atenção âs alas dos socialistas festivos. Os jornais da Alemanha se retorcial para ignorar os nacionalsocialistas--2º colocado no Reischstag. Mas com a retomada das pressões proibitionistas sino-americanas e a piora das recessões e desemprego, a truculência de Hitler atraia platéias cada vez maiores.  Vejamos as atualidades da época: 

11 DE JANEIRO DE 1929: No dia em que descobriram que o “Narcosan” não curava nenhuma dependência de opiáceos, uma carta circular do Secretário Geral do Comitê de Saúde da Liga das Nações exigiu que todo fabricante que produzira benzoilmorfina--ou qualquer outro éster de morfina no mercado negro--tivesse sua licença cassada. Isso se tornou oficial em fevereiro de 1931.

 15 DE JANEIRO DE 1929: A reunião do Comitê Consultivo do Ópio da Liga das Nações abre em Genebra, e a repressão às drogas por correspondência é cobrada mundialmente pelos EUA. Antes do término da reunião de Genebra de 1929, a empresa de Francisco Ferrari foi apontada como fonte de parte da cocaína apreendida numa batida. Ferrari morreu em 2 de fevereiro, dois dias antes do encerramento da sessão na Genebra. O conhecido de Ferrari, o rico médico Charles Brancati, desapareceu, e o escândalo do “City Trust” grudou nas manchetes de Nova York nos anos seguintes. E sim conto aqui com a ajuda da gratuita do tradutor DeepL.com

02 DE SETEMBRO DE 1929: A China pagou US$ 100.000 em adesões atrasadas à Liga das Nações  na abertura da sessão principal. Logo apoiou a decisão do Comitê de cobrar a limitação da produção de algumas drogas no mundo inteiro. Os mercados de ações começaram a ruir na mesma semana em que os planos repressionistas da Liga foram revelados. Para afastar suspeitas de que essas violentas leis suntuárias que criminalizavam a livre e espontânea produção e comércio poderiam enfraquecer a “economia de mercado capitalista”, as críticas estridentes às mudanças propostas nas regulamentações tarifárias (e não nas pautas) foram publicadas nas manchetes como distrações convenientes.

24 DE SETEMBRO DE 1929: A Assembleia da Liga das Nações adotou a resolução de limitar a produção de algumas drogas às quantidades necessárias para fins científicos e médicos. Muita ladainha sobre os países vitimados pelo tráfico de drogas foi adicionado para surtir efeito. Quando deu a notícia, todas as bolsas dos EUA haviam passado de subindo para despencando três semanas antes. Imediatamente expodiram tumultos comuno-nazistas em Berlim; o carro de Goebbels foi atacado e o propagandista nazista foi salvo pela polícia. No dia seguinte, os jornais estavam cheios de notícias sobre quedas nas bolsas de valores. Curiosamente, os nazistas da Heimwehr tinham brigado com adversários austríacos em 21 de fevereiro de 1929, pouco depois de o Comitê Consultivo da Liga do Ópio ter convocado sua reunião em Genebra.

23OUT1929: Um sindicato de contrabando financiado por bancos teve batida em Atlantic Highlands. Os preços das ações despencaram e agentes federais ficaram muito interessados em referências criptografadas a entregas de drogas de Rum Row--flotilha de navios que pairava ao largo vendendo mamba. Enquanto isso, o senador Millard Tydings chamava a atenção às 800 pessoas mortas pela polícia na cbrança da lei proibicionista. Os jornais de 2 de dezembro acusaram queda acentuada nas bolsas da Alemanha e, em 10 de dezembro, ese país ratificou uma lei dura contra as drogas, proibindo até a maconha inofensiva por insistência do Egito. A Alemanha importava heroína do Egito, que era contra a maconha. Daí a lei alemã foi reformulada para agradar a esse fornecedor de heroína e, é claro, os EUA.

Durante 1930, veio o exército de xiítas antidroga que p presidente Herbert Hoover infiltrou no Comitê Consultivo do Ópio. Dos doze membros, sete eram de nações produtoras de opiáceos. Em fevereiro de 1930, um movimento tomou forma para encher o comitê de fanáticos que defenderiam os países “vítimados”. Um ano depois, em 07/02/1931, um Comitê diferente, repleto de “vítimas” e infiltrados financiados pelos EUA, tomou sua decisão após um ano de bisbilhotagem. Usavam informantes pagos para denunciar as práticas do cartel. O relatório de 423 páginas de 1930--também um ano recorde para os discursos de Hitler, diga-se de passagem--sujava o nome de empresas competentes como a Sandoz, da Suíça, manchando com insinuações. O fato de a Sandoz ter agido abertamente e em conformidade com a lei suíça apenas convenceu os evangélicos abstinentes de que eles--e não os eleitores e legisladores suíços--precisavam de alterar essas leis estrangeiras para se adequarem ao proibicionismo dos gângsteres nos EUA. O cliente Naarden, muito pichado, agira de acordo com a lei holandesa, que liberava até cerveja! Na sessão de 1931, o martelinho van Wettum foi substituído por um senhor de Portugal. O número de membros do Comitê aumentou 40%, de 15 para 25, sem contar os suplentes. Os conselheiros, L Arthur Lyall e Sirks, ambos meganhas da polícia, queriam lavrar uma lista negra , funcionavam como agentes provocadores instalados desde 1927.

As empresas farmacêuticas não perdiam oportunidade de desviar o assunto dos narcóticos que causam dependência, arrastando a coca ou o cânhamo para o fio da discussão. A Bulgária injuriada, foi repreendida por não reprimir a maconha, conhecida como inofensiva, especialmente em contraste com o gim e o tabaco que não se mencionava nem discutia. A maioria dos casos de irregularidade teria ocorrido em meados ou no final da década de 1920 e, em geral, os relatos excondiam pistas que revelassem se os supostos “narcóticos” seriam realmente estupefacientes, estimulantes nada formadores de dependência ou simples cânhamo. Os alemães que participaram da reunião já farejavam armadilhas na segunda semana de junho de 1931.

A produção de cocaína se deslocara dos países andinos para a Indonésia holandesa e dali pra Formosa Formosa japonesa - e as autoridades britânicas temiam um uma desestabilização comercial caso esse estimulante indutor de pesistalse encontrasse espaço entre milhões de comedores de ópio com prisão de ventre na Índia britânica. Durante décadas, os britânicos garantiam aos indianos que o consumo de ópio não causava dependência! Portanto, em 1931, o Japão foi repentinamente responsabilizado pela fuga de divisas. Naturalmente, os delegados do Japão também farejaram ardis. O pânico econômico crescente alimentado pela suspeita e pela recriminação é palpável nas notícias.

17 DE JUNHO DE 1931: Pittsburgh Post-Gazette: RÉUS DETIDOS EM BATIDA DE ENTORPECENTES,(link)  MINISTÉRIO NA ÁUSTRIA PEDE DEMISÃO,(link) TRÊS PLANOS PARA REPRESSÃO DAS DROGAS (link)
18 DE JUNHO DE 1931; Berkeley... O CONSULADO DOS EUA EM LEIPZIG É APEDREJADO, os arquivos turcos são vendidos como papel velho,(link) mercado de balcão deprimido pelo comércio lento. 100 marcos alemães valem US$ 23

17-18JUN1931: NY Times: Aumento do tráfico de narcóticos no litoral do Pacífico Pacífico. O comércio alemão em maio despenca para novos níveis baixos.
19JUN1931: DIZEM QUE A ALEMANHA ENFRENTA UM NOVO PERÍODO CRÍTICO

20JUN1931 Berkeley Daily Gazette p.1 Moratória de um ano no pagamento da dívida de guerra debatida por Hoover - AUMENTO DE DOIS BILHÕES NAS BOLSAS DE NY SEGUE A DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE (link) Essa pista falsa é a Moratória sobre Cérebros descrita no romance A Revolta de Atlas, de Ayn Rand

22JUN1931: Pittsburgh Post-Gazette p.1 A ALEMANHA ACEITA A PROPOSTA DE HOOVER PARA ADIAMENTO DA DÍVIDA (link)

A situação alemã piorou de repente duas semanas antes de o documento de rendição farmacêutica da Liga ser apresentado aos líderes alemães. Berleley: AS AÇÕES DA SF CAEM... MANIFESTANTES DE BERLIM PROTESTAM CONTRA DECRETO.(link) Nos bastidores, os burocratas dos EUA contabilizavam os ganhos proibicionistas. Os democratas contemplavam com horror a possibilidade de um segundo mandato de Hoover.

E eu, vou ganhar o quê com isso?

Para quem vai sair dos EUA, existem duas alternativas bancárias. O Charles Schwab bank oferece sofisticados serviços bancários e contas de corretagem.(link) Com o cartão de débito internacional deles você pode fazer saques de até USD 500 por dia sem tarifa nos caixas eletrônicos dos bancos Bradesco. No BB nunca consegui fazer funcionar. Outra alternativa é o State Department Federal Credit Union, que atende pessoas internacionais com leque mais simples de serviços. Seus cartões de débito também funcionam nos caixas do Bradesco e incide uma tarifa irrisória.

E pra quê sair dos EUA? Com o governo atual aumentando a lista de propostas copiadas do programa do Partido Nacional-Socialista Alemão (link), cada um acha seus motivos. A revista libertária Reason veiculou agora um artigo sobre o tipo de gente contratado para patrulhar a fronteira. Veja o que o meganha faz com o coelhinho que pegou da mão do companheiro fazendo Juramento a Deus: (link

Outro artigo explica como os meganhas da ICE agora espionam as suas contas médicas.(link)


Instruções em português para preencher o formulário de asilo i589, um dólar no formato Kindle que você lê no celular (link



 Quer saber a causa do Crash de 1929 e da Depressão da década de 1930? Leia.

ALeiSeca0619

Para melhorar o seu inglês, nada como a minha polêmica tradução de O Presidente Negro (O Choque das Raças) de Monteiro Lobato: America's Black President 2228. Na Amazon (link)

Blog americano... www.libertariantranslator.com 


Blog financeiro e jurídico... LIBtranslator 

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário