quinta-feira, 14 de maio de 2020

Pensamento econômico e político


Programa do Partido Libertário--LINK

Para entender uma palavra da gíria carioca de 1926 comprei Mr Slang e o Brasil de Monteiro Lobato. São crônicas de um inglês fictício que conversa com um carioca. Uma das frases é marcante: 


O brasileiro anda muito afastado do regime de pensar por si, de meditar sobre uma ideia até que a tenha madura no cérebro e articulada com todas as mais ideias que o povoam. (…) Ao invés de pensar, vocês lêem -- lêem coisas que, por mal pensadas, vão contribuir para a formação da maçaroca. 

O assunto era um plano do governo para interferir na economia. Na conversa o velho inglês recomenda separar da maçaroca os fios de três cores--do carretel econômico, do carretel financeiro e do carretel monetário--para entender o assunto. Mas a abordagem é válida para outros contextos, como a política. 

Todos, não só brasileiros, avançam em cima da maçaroca sem pensar em separar os fios. Resulta aqui que só de fala em esquerda e direita (que nada significam senão variantes do coletivismo diferentes apenas nas crendices metafísicas). Pior que isso só apregoar o político João versus o político Manuel ou Pedro.(link) Existe uma abordagem que evita desperdiçar valiosa expectativa de vida. Basta cada locutor no debate responder a três perguntas. 

  1. O que é um governo?
  2. Qual seria a função de um governo legítimo?
  3. O que é um direito da pessoa humana?

A primeira só ficou explicitada em 1919 num trabalho do Weber. A segunda foi articulada na Declaração redigida pela mão do Jefferson em 1776. E a terceira virou assunto sério nos departamentos de filosofia nos anos depois da Segunda Guerra Mundial. Sua primeira aproximação foi publicada em 1957 em A Revolta de Atlas. Hoje é assunto sério nos departamentos de filosofia das universidades competentes. (link)

Com menos de 20 palavras você se livra de toda espécie de saqueador, anca-munista bocudo, instrutor incansável e pregador obscurantista que procura desperdiçar o seu tempo com bobagens que não levam a nada. Quem entende as perguntas, e procura formular respostas, é pessoa com quem vale a pena discutir política, lavrar programa para atrair votos, mudar leis e planejar discursos de candidatos libertários. 


Saiba mais sobre as crises econômicas dos EUA--leia: 


Compre este livro na Amazon

Na Amazon:  A Lei Seca e o Crash. Todo brasileiro entende rapidinho o mecanismo desta crise financeira de 1929. Com isso dá para entender as de 1893, 1907, 1987, 2008 e os Flash Crashes de 2010 e 2015.


Blog americano... Libertariantranslator





Nenhum comentário:

Postar um comentário