segunda-feira, 10 de julho de 2017

Valores abatumados

A riqueza, afinal é fixa? estática? imutável? Caso contrário ela poderia aumentar e diminuir, como a temperatura. Que tipo de ideologia é compatível com cada alternativa?


imagem afanada

Segundo o altruísmo, o certo é você deixar a sua criança morrer para doar o leite para o filho do vizinho... ou melhor, de gente que você nem conhece. Melhor do que isso só se você der esse leite para a criatura que você mais detesta. Ali o que vale é a abnegação, o sacrifício dos seus valores, a coletividade, a manada, a turba alheia, esmolambada e supersticiosa. Aumentar a oferta de leite é absolutamente impensável, pois se fosse essa a solução, para que impostos? de onde viriam os cargos onde parasita cobra para fingir contribuir? para que serviria o número crescente de mendigos e pedintes? Em Altrúria a oferta só aumenta se um fantasma se manifesta para revogar a biologia, fazer multiplicar peixinhos e pães do nada e distribuir de graça às multidões--ou se chover alimento no deserto.


No esquema do individualismo, cada um faz jus ao que merece. O importante é reconhecer que agir é correto--mas sem interferência violenta com o esforço do próximo. É dessa regra ética que surge o direito da pessoa humana de agir em benefício próprio. Nada impede que você aja em benefício alheio, se assim desejar. Impede apenas que seja coagido pela violência ou ameaça de morte. O cultivo de horta, a domesticação de plantas e bichos que reproduzem--tudo isso aumenta a oferta de riqueza. Basta olhar para entender.

As leis e os contratos não são traduzidas com tamanha clareza e facilidade, mesmo assim, os tradutores se empenham nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário